quinta-feira, 12 de março de 2009

CONDOMÍNIOS TOMAM ATITUDES PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA

O Jornal Hoje, da TV Globo, mostrou nessa semana, matéria sobre medidas que estão sendo efetuadas pelos condomínios para reduzir a inadimplência. Confira:

Um medidor para cada apartamento. A conta de água vem junto com o condomínio. Quem não paga em dia tem o abastecimento cortado. “Isso ajudou muito, a inadimplência abaixou de 12% para 2%”, diz Marley de Almeida, síndica do prédio.
A decisão tomada em assembléia causou polêmica. Dois moradores entraram na justiça, mas perderam e acertaram a dívida. No vídeo Edwin Britto, secretário da comissão de Direito Imobiliário OAB – SP, esclarece dúvidas sobre o assunto.
“Isso é uma artilharia pesada contra o inadimplente, então a gente imagina que as pessoas vão passar a priorizar o pagamento do condomínio, em detrimento de outra contas”, comenta Marcio Rachkorsky, advogado do condomínio. Em outro prédio, a conta deveria ser dividida entre os donos de 66 apartamentos, mas nem todos fazem a sua parte.
Na data de vencimento, 30% dos moradores não pagam os R$ 600.
Até o fim do mês o índice cai para 6%. Uma das medidas tomadas foi proibir o uso da churrasqueira e do salão de festas por quem não paga o condomínio.
“Acontece bastante morador que quer usar alguns desses locais está em débito ele paga para poder usar”, comenta Jorge Fernandes Cunha, síndico do prédio.
A inadimplência nos condomínios é um problema de norte a sul do país. O índice é de 13% no Paraná, 17% em Porto Alegre. Em São Paulo, a taxa varia de 15 a 20%. Em Goiás há casos em que os devedores chegam a 50%.
Desde julho do ano passado em São Paulo e do início desse ano no Rio, quem está devendo o condomínio pode ter o nome incluído na lista de devedores da Serasa e do SPC. “Se todo mundo pagasse a gente teria mais dinheiro em caixa para fazer mais obras em benefício do prédio”, diz Marta Pappert, moradora.

Fonte: Matéria Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Conheça também nosso novo site
www.dinamicaimobiliaria.net